Doenças sexualmente transmissíveis (DST's) - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 14/08/2018

Status:

Corrigida
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Qualquer pessoa sexualmente ativa, independente da faixa etária, classe social ou opção sexual pode contrair uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), basta apenas praticar sexo inseguro, esse método de negligência (Vírgula) muitas vezes inconsciente, tem a ver com o fato de as DSTs parecerem coisas do passado. A população mais jovem banalizou esse risco e abriu mão de se proteger, o preservativo, o item de primeira necessidade caiu em desuso. Os efeitos começaram a aparecer em cinco anos, a Secretaria de Saúde registrou 29 mil casos de DST com infecções de AIDS, sífilis, condiloma e úlcera genital entre 2015 e 2017. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

A juventude é a mais pouca preocupada, o volume da população não se preocupa com a prevenção (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Seja por não conhecer alguém doente, seja por não acreditar que isso possa acontecer consigo, nisso a camisinha fica em segundo plano (Reformule essa ideia). "Os jovens de hoje não tem medo da AIDS porque para eles isso virou algo crônico, da mesma forma, não se dá a devida importância a outras DST's". O preservativo (masculino ou feminino) continua mais na moda do que nunca: é o método mais eficaz , (Sem vírgula) para barrar vírus como o HIV, Hepatite B, as bactérias da sífilis e a gonorreia. (Reestruture as discussões apresentadas. Explore mais as ideias)

Diante desses riscos, torna -se evidente os problemas relacionados ao aumento das DST's DSTs. A essa conjuntura, é primordial que as responsabilidades sejam compartilhadas entre o poder público, escolas e mídia. O Ministério da Saúde deve orientar projetos que promovam a informação em ambientes públicos, centros médicos e educacionais, por meio de cartazes educativos e orientações médicas, além de implementação de máquinas de preservativos nas escolas públicas e postos de saúde. Em adição é necessário que as escolas estimulem o comportamento dos jovens com seminários, palestras e debates públicos com orientação de psicopedagoga aos alunos. (Proposta de intervenção limitada. Reestruture e desenvolva mais)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao texto, no entanto estão limitadas. Apresente ideias capazes de evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200