DST's e a necessidade da evolução familiar - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 13/08/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde as civilizações mais antigas até os dias atuais (Vírgula) as doenças sexualmente (?) estiveram e estão presentes. Um importante marco para o Brasil, (Sem vírgula) foi o processo de miscigenação tomado como assunto no livro “Casa grande e senzala” (Vírgula)  de Gilberto Freyre, em que os jovens rapazes ao se relacionarem com mulatas e negras contraiam sífilis, doença que não era motivo de vergonha e sim de amadurecimento, sendo transmitida normalmente. Hoje em dia , essa ação em plena consciência não é plausível (Vírgula) porém a recusa à tratamentos ainda é um fator frequente. (Reestruture)

Analisando, por exemplo, os meios de contração das doenças sexuais (Vírgula) nos deparamos (Evite primeira pessoa) com barreiras como a religião, que possui dogmas em que a camisinha, principal protetor, é vista como pecado pois não permite a procriação do homem. Em outros casos, (Sem vírgula) temos (Evite primeira pessoa) a masculinidade, que segundo a sociedade misógina e regressista, é diminuída pelo uso da mesma devido a redução de contato. (Desenvolvimento superficial)

É notório que esta sociedade carregada de preconceitos é composta por pessoas diferentes, que possuem atitudes diferentes. Mas como explicar os índices crescentes de jovens infectados com a quantidade de informações disponíveis, a abrangência e gratuidade de distribuição de camisinhas (Vírgula)  além do avanço dos medicamentos ? A resposta parece simples, as informações não se distribuem uniformemente pelo país. Infelizmente os índices de analfabetismo no Brasil ainda são altos, e a quantidade de pessoas sem conhecimento sobre tais doenças ainda é assustadora. (Reestruture as discussões)

A manifestação das doenças sexuais durante adolescência podem ser explicadas pela por uma infinidade de fatores, como o amadurecimento precoce dos jovens, a presença frequente de adolescentes cada vez mais novos nas “noitadas”, a busca pelo desconhecido e pela liberdade. Em suma, essas ações culminam em consequências (Vírgula) talvez irreversíveis (Vírgula) mas que poderiam ser atenuadas com atitudes simples, gradativas e organizadas. O acesso à educação de qualidade, composta por palestras mensais, impede os adolescentes, por exemplo, de se aventurar sem os cuidados necessários. No âmbito legislativo, é preciso que haja uma maior fiscalização dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade), privando os mesmos de frequentar festas não compatíveis com sua idade, além de drogas lícitas , como o álcool , e ilícitas. Urge uma disponibilidade maior de empregos para essa faixa etária que não os esgotem, mas que os ocupem e lhes dê um direcionamento. Entretanto, todas essas medidas serão insuficientes se não houver uma maior participação dos pais na vida sexual de seus filhos, abandonando os tabus construídos pela sociedade tradicional. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Algumas discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser reestruturadas. Explore mais as ideias no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200