Atualmente, o Brasil com os programas e pesquisas sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), intensificam as metas de erradicação em 90% dos casos, um tratamento e a busca pela cura da doença. Apesar de todas as pesquisas e informações serem muitos divulgadas hoje em dia, a população não se preocupa em se prevenir. A partir desse contexto, cabe explorar a situação alarmante das doenças, bem como o trabalho de conscientização das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade). (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução)
Dentro de vários problemas, um dos mais comum e famoso mundialmente, (Sem vírgula) são as doenças sexualmente transmissíveis. No Brasil, a cada 15 minutos alguém é infectado pelo vírus do HIV (Vírgula) e o país bate o recorde de pessoas em tratamento contra o vírus e a doença (Apresente a fonte do dado apresentado). (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões)
De acordo com a Organização das Nações Unidas - ONU, entre 2010 e o ano passado (Reformule), o caso de Aids aumentou 3% no Brasil e a sifilis congênita, (Sem vírgula) quase 200% ao longo dos últimos dois anos. (Discussão limitada)
Com o passar dos dias, o rumo é do grande aumento das doenças sexualmente transmissíveis porque as pessoas não estão usando preservativo. As campanhas são muito infantil e a população não vem levando a sério em ambos os sexos. (Evite esse tipo de construção. Reestruture)
Contudo, para que o número de infectados por DSTs venha baixar é necessário uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com campanhas de conscientização com a população em relação às suas condutas sexuais e analisarem todas informações e as colocarem em prática constante. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |