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Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 11/08/2018

Status:

Corrigida
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No Rio de Janeiro, no início do século XX, o governo impôs a vacinação contra a varíola, mas não atentou-se para o fato de que a população desconhecia a função e a importância da vacinação, gerando um grande conflito que, posteriormente, ficaria conhecido como A Revolta da Vacina. De maneira análoga, verifica-se que o aumento dos casos de DST's DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)  entre os jovens brasileiros, (Sem vírgula) possui como fatores contribuintes para o problema, a desvalorização da camisinha pelos jovens, bem como, (Sem vírgula) a falta da educação sexual nas escolas. 

Vale pontuar, inicialmente, a existência da desvalorização do uso de preservativos pela juventude brasileira. Tal situação, (Sem vírgula) deve-se ao fato de que as camisinhas, muitas vezes, são vistas apenas como forma de prevenir a gravidez, (Ponto final)  Além disso, é difundido constantemente que o uso do preservativo retira o prazer do sexo. Tais fatores contribuem para a disseminação de doenças como a AIDS, gonorreia e sífilis. Dessa forma, é essencial que ocorra uma mudança do pensamento coletivo perante ao uso das camisinhas, para que seja superado o aumento das DST's DSTs entre os jovens brasileiros. (Abordagem superficial do tema)

Outrossim, é importante frisar o papel da educação para a resolução do problema. Segundo o pedagogo Paulo Freire, só é possível transformar a sociedade por meio da educação. Sendo assim, percebe-se que somente por meio da educação sexual que os paradigmas existentes nesta problemática poderão ser quebrados, possibilitando aos jovens, por exemplo, entender a importância do uso da camisinha durante o ato sexual. Destarte, é indispensável o investimento na educação como forma de combater o problema supracitado. (Discussão superficial)

Dada a complexidade do assunto, é fundamental, portanto, que o Ministério da Saúde, em parceria com as mídias digitais, com o uso de verba da receita federal, desenvolva campanhas publicitárias alertando aos jovens sobre a importância do uso da camisinha durante as relações sexuais. Soma-se a isso, o MEC (Ministério da Educação) deve promover uma parceria entre os colégios e as universidades, realizando palestras e mesas redondas, com professores de biologia e sociologia, no intuito de trabalhar a educação sexual de forma interdisciplinar, fazendo assim, como que os tabus sejam, gradativamente, superados pela sociedade. (Proposta superfiicial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200