Responsabilidade - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 11/08/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A responsabilidade é a palavra chave para resolver qualquer impasse na vida. Com as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) não seria diferente. O aumento das doenças sexualmente transmissíveis no Brasil entre jovens é a consequência disso. O mundo inteiro vive a era digital, da informação rápida, do imediatismo, logo, não se pode afirmar que é culpa do governo, da escola, da família ou da sociedade como um todo. E tirar do debate a noção de responsabilidade de cada um, com seu corpo, sua vida e sua moral. E muito, além disso, com o próximo. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

O governo brasileiro faz a sua parte muito bem feita nesta área, nos postos de saúde distribuem preservativos, pílulas ante- concepcional anticoncepcionais e profissionais da saúde treinados para ajudar qualquer cidadão que queira ter uma vida sexual segura e feliz, sem risco com sua saúde nem com a saúde do parceiro (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). As escolas também fazem palestras e esclarecimentos desse tema. A Tv, o rádio, os jornais e a internet também sempre estão por força do governo federal falando e alertando a população sobre as DSTs. (Desenvolvimento superficial do tema)

As escolas públicas e privadas vacinam meninos e meninas com idade entre 11 e 15 anos contra o vírus HPV (Vírgula) que é transmitido pelo ato sexual e pode causar câncer do colo do útero (Vírgula) muito comum em mulheres brasileiras. Infelizmente, mesmo com todas as informações e propagandas para combater o vírus da AIDS (Vírgula) que é a mais terrível de todas as DSTs, ela ainda é crescente, o número de infectados entre 15 e 19 anos aumentou 187 % , segundo o Ministério da saúde. O maior inimigo do ser humano não é a doença, é a estupidez! Contra ela não há nem preservativos nem vacinas. Só a dor. (Evite esse tipo de construção. Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Todo ser humano busca encontrar a felicidade da maneira possível, é muito mais inteligente buscar de forma responsável sem risco e sem dor para si e para o outro (Evite esse tipo de construção). Cada um tem que ter a noção da responsabilidade individual de seus atos. Afinal, é seu corpo, sua vida, sua saúde e a de quem você ama. Com o simples hábito de usar camisinha. A ciência ajudou a humanidade, agora falta os humanos se ajudarem. Com o uso do preservativo, higiene pessoal e visita anual ao médico, é possível ter uma vida sexual tranquila, saudável, feliz e longeva. Com esses cuidados se combate as DSTS, gravidez indesejada e até a morte. Vontade de fazer sexo dá e passa. Sem segurança(Vírgula) não faça sexo, faça planos de ter uma saúde perfeita. (Evite esse tipo de construção no texto, apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e mais exploradas para evitar a superficialidade das ideias. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     420


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200