Combate das DSTs entre os jovens no Brasil - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 08/08/2018

Status:

Corrigida
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Segundo Platão, filósofo grego e um dos principais pensadores de sua época, (Dois pontos) "o importante não é viver, mas viver bem." (Ponto final) Logo, o grande número de jovens com DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) afastam a afirmação de Platão da realidade dos jovens nos dias atuais de viverem bem. Nesse sentido, convém analisarmos (Evite primeira pessoa) as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.

Muitos pais, por terem tido uma infância rigída e moralista, enfrentam uma grande dificuldade em falar sobre sexo com os filhos, que por consequência "aprendem" por outros meios: amigos, internet... assim, não tendo uma boa base de informações a seguir, praticam o ato sexual desprotegidos e acabam muitas vezes sendo contaminados.  (Reestruture as ideias e explore mais as discussões no texto, pois estão superficiais)


Conseguinte, o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) desenvolveu o aplicativo "Hornet", que passa informações sobre as DSTs, fazendo com que os jovens tirem dúvidas de forma entretida. Pórem, quando se trata de postos de saúde , medicamnetos e profissionais adequados para a realização de exames gratuitos, o sistema público de saúde do Brasil não é dos melhores, afastando mais ainda a realidade de Platão. (Discussão superficial)

Portanto, é imprescindível que medidas sejam tomadas para a resolução desse impasse. A mídia (Vírgula) por meio de novelas ou séries, poderiam criar personagens com DSTs e jovens divulgando o aplicativo "Hornet" para que pais e jovens vejam a importância do assunto. Outrossim, seria de grande avanço a fiscalização de postos de saúde, por parte do Ministério da Saúde (Vírgula) quanto ao atendimento com pessoas com DST, e a capacitação de profissionais da área por meio de cursos onlines e presencias, para que possam atender os jovens. Só assim, o combate às DSTs e a boa vivência será possível. (Proposta de intervenção superficial)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões apresentadas no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200