Os casos de incidência das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s DSTs) têm aumentado entre adolescentes e jovens, nos últimos anos. O que será que falta ao nosso (Evite primeira pessoa) país para que esse fato seja alterado e as pessoas sejam mais conscientes dos perigos presentes nas relações sexuais desprotegidas? (Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, desenvolva a tese)
A principal medida é a prevenção. Na esfera da saúde pública, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), já há polos onde ocorre exame para detecção da Aids, das Hepatites B e C e da Sífilis (Reformule). Além disso, há pessoas capacitadas (Quais? Explore essa ideia) para informar sobre essas doenças, além de promover a prática do sexo seguro e da sua importância. (Abordagem superficial do tema)
Apesar disso, os jovens (Vírgula) e até idosos (Vírgula) carecem de informações que sejam eficazes para a alteração do aumento de portadores de DST’s DSTs. Cidadãos de todo o país precisam entender mais sobre as doenças, quais seus principais sintomas e, assim, muito provavelmente, haverá adesão dos métodos contraceptivos. (Discussão limitada)
Hoje temos (Evite primeira pessoa) as mídias sociais, (Sem vírgula) onde muitas informações podem e precisam ser veiculadas. Por que não criar propagandas curtas sobre DST’s DSTs? Por que não aumentar propagandas de preservativos, já que muitos jovens se envergonham de ir até uma unidade de saúde para retirar preservativos gratuitamente? (Abordagem superficial do tema)
No ano de 2010, havia um caso de grávidas com sífilis entre 15 e 19 anos (Reestruture). Esse número aumentou para 77 casos, em 2016. No momento em que se disser sobre gravidez precoce, deve-se informar também sobre a transmissão de doenças sexuais através da gravidez, do parto e da amamentação. Esse tema precisa ser, cada vez mais, veiculado para que se obtenha bons resultados. A sífilis, uma doença silenciosa, está presente até mesmo entre os idosos brasileiros. (Abordagem superficial)
Sendo assim, políticas públicas e privadas devem se voltar para esse tema com mais força, para que se tenham resultados mais velozes. Não há melhor meio que a prevenção, visto que há doenças que são assintomáticas. Há como aumentar as medidas contra o crescimento dessas doenças, realizando programas em escolas, abrindo esse assunto para que adolescentes possam compreender desde muito cedo a importância do uso de preservativos, uma vez que se sabe que a vida sexual tem se iniciado na adolescência. Assim como se erradicaram doenças através de vacinação, é possível banir casos de doenças sexualmente transmissíveis através de informação e conscientização. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as ideias apresentadas ao longo do texto, pois estão desenvolvidas de forma limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |