Fala com os pais, que os filhos atendem - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 06/08/2018

Status:

Corrigida
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Hoje não existem adolescentes nem jovens que não tenham acesso às informações sobre educação sexual e as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são uma série de doenças infecciosas que podem levar até à morte se não tratadas a tempo. A pior delas é a AIDS que ainda não encontraram a cura. Todo mundo fala sobre sexo, (Sem vírgula) nas escolas, nos programas de TV, nas novelas, sereis séries, filmes, livros, jornais, revistas etc. Na internet que, quase todo mundo vive conectado, tem todo tipo de informação para se prevenir de uma gravidez indesejada e das DSTs. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Logo, se eles estão se arriscando nessa rebeldia, a culpa é deles mesmos e dos pais (Evite esse tipo de construção). Porque estão dando muita liberdade e pouca responsabilidade. Sexo é um ato de maduro, faz parte da vida de um ser saudável, mas hoje está se tornando um ato banal (Reestruture essa ideia). Primeiro eles transam e só depois perguntam o nome (Reformule). O que é isso? Isso é liberdade? Não, é libertinagem (Evite esse tipo de construção). Erram os jovens e erram os pais que permitem que essa prematura, irresponsável e despreparada vida sexual traga sérias consequências, como doenças que poderiam ser evitadas com o uso do preservativo masculino ou feminino e gravidez indesejada. (Abordagem superficial do tema)

Sexo não é nem brincadeira nem banal, é uma relação íntima e delicada e que só deve ser praticado com segurança e confiança mútua (Vírgula) ninguém deve cometer esse ato, com estranho, é sua vida, seu corpo, sua intimidade, pra que arriscar? Antes de qualquer um começar uma vida sexual ativa, deve ter orientação de um médico para aprender o cuidado com o corpo e como se prevenir corretamente das DSTs e gestação, como orientação adequada, qualquer um pode ter uma vida sexual tranquila, segura e feliz. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reformule)

Essa educação franca, aberta e instrutiva deve começar em casa com os pais. São eles quem devem ensinar um caminho seguro para os filhos. Com o encaminhamento ao profissional da saúde adequado para ensinar e tirar dúvida. É em casa que esse jovem deve aprender o valor moral, (Sem vírgula) para não fazer desse ato ou prática banal (Problemas na construção de sentido). São dos genitores essa responsabilidade e vigilância, assim o jovem bem orientado, com limites, e com princípios morais (Vírgula) não colocará sua vida nem a de seu parceiro em risco. Educação sexual e educação moral, (Sem vírgula) é o único caminho seguro para combater e exterminar as DSTs. (Proposta de intervenção superficial)
 

 

Comentários do corretor


As discussões são desenvolvidas de modo superficial. Desse modo, explore mais as ideias apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200