Doenças Sexualmente Transmissíveis (Vírgula) ou DSTs, são maiormente transmitidas pelo ato sexual, independente da faixa etária, classe social ou sexo. Mas, (Sem vírgula) o alarmante aumento de 50% dos casos de AIDS entre os jovens brasileiros, segundo o G1, nos faz refletir (Evite primeira pessoa) a despreocupação com relação a prevenção entre eles. Hoje, é visível a escassez de campanhas midiáticas governamentais que resulta na falta de conhecimento sobre a agressividade do vírus no corpo humano. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Incentivar a prevenção sempre foi o melhor meio utilizado pelo governo e para auxiliar as campanhas midiáticas distribuem gratuitamente preservativos em postos de saúde (Problemas na construção de sentido). Mas, (Sem vírgula) o assunto raramente é debatido na televisão, rádio ou redes sociais, dessa forma, congelando ainda mais esse tema em uma sociedade que evita temas tabus, como a sexualidade. Por outro lado, campanhas como o outubro rosa, contra o câncer de mama, é amplamente discutida com a junção de palestras, camisetas e até a utilização de helicópteros com a cor rosa e mensagem de conscientização (Reformule essa discussão). Contudo, as DSTs como a AIDS, sífilis e hepatite não possuem a mesma abrangência no meio social, pois não acontece e seria algo polêmico associar roupas e meios de transporte a um tema sexual. (Abordagem superficial do tema)
O que na antiguidade era visto como a doença do amor, hoje, é a doença da falta de prevenção e conhecimento sobre as formas de transmissão e desenvolvimento no corpo humano. Dados divulgados pela Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População, em 2016, mostra que 21,6% dos jovens brasileiros acreditam que há cura para a AIDS. Será que esse pensamento ainda existe pela falta de conscientização? Muitos jovens e adolescentes apenas ouvem falar em doenças sexualmente transmissíveis; porém, não sabem que muitas não há cura e acometerá toda a vida com tratamentos. Mais informações e alertas sobre essas doenças poderiam mudar a vida de muitos jovens acometida pela falta de prevenção. (Abordagem superficial do tema)
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a escola promova a conscientização do que é são as DSTs para que desde cedo sejam precavidos por intermédio de palestras e debates, principalmente com a participação da família. Além disso, é imprescindível que o Ministério da Saúde disponibilize maiores investimentos para as campanhas midiáticas (Vírgula) e também a criação de projetos que disponibilizem profissionais para a descoberta e auxílio dos novos casos, com tratamentos e visita a psicólogos. A partir dessas ações espera-se a diminuição do alarmante percentual de jovens infectados. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Evite a superficialidade nas discussões. Explore mais as ideias apresentadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |