sexo, um tabu milenar - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 05/08/2018

Status:

Corrigida
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Ironicamente, os jovens atravessaram a barreira da sexualidade com desdenho, tudo muito precoce e perigoso, inicando uma vida sexual sem a menor orientação sobre o pior dos inimigos, a DST. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Muitos nem sabem o significado da sigla, outros acham que DST tem "rosto" e que não há necessidade para tantos cuidados, no ano de 2016 foram registrados 1,8 milhões de pessoas que contrairam o HIV, e esse número cresce cada vez mais, é cada vez mais assustador ver como os jovens estão perdendo o medo de contrair uma doença tão perigosa e infelizmente sem cura. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture as ideias apresentadas)

Apesar de todas as medidas tomadas pela secretaria da educação e autoridades sanitárias , nada parece ser eficaz, camisinhas gratuitas, femininas e masculinas, campanhas, orientações nada parece fazer o número de contagios diminuir. (Abordagem do senso comum)

Os jovens perderam o medo da doença por saber que elas tem tratamento (Reveja essa ideia), já não se preocupam mais com a sáude, e nem com as consequências de uma vida inteira a dependência de remédios e cuidados redobrados. (Abordagem superficial)

Seria louvável um investimento maior em campanhas, começar a orientação sexual desde o fundamental, apresentar as doenças e preparar o pré-adolescente para a sexualidade segura, escola e família deveriam trabalhar juntos para um bem maior de toda uma geração, não é apenas dizer "usem camisinha" (Vírgula) é preciso mostrar seus riscos reais, (Sem vírgula) e torna-lá torná-la essencial em todo e qualquer tipo de relação. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Que deixemos (Evite primeira pessoa) de tratar o sexo e DSTs como um tabu, e que os nossos (Evite primeira pessoa) jovens e pré-adolescentes tenham a orientação correta, segura e afetiva do primeiro lugar onde nós sentimos (Evite primeira pessoa) confortáveis, que é dentro do nosso (Evite primeira pessoa) lar. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Observe a relação do título com o tema. Ademais, reveja as ideias apresentadas e a estrutura do texto, sobretudo a parte de desenvolvimento. Apresente mais discussões que sejam pertinentes ao tema, evite a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita..


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200