Ironicamente, os jovens atravessaram a barreira da sexualidade com desdenho, tudo muito precoce e perigoso, inicando uma vida sexual sem a menor orientação sobre o pior dos inimigos, a DST. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Muitos nem sabem o significado da sigla, outros acham que DST tem "rosto" e que não há necessidade para tantos cuidados, no ano de 2016 foram registrados 1,8 milhões de pessoas que contrairam o HIV, e esse número cresce cada vez mais, é cada vez mais assustador ver como os jovens estão perdendo o medo de contrair uma doença tão perigosa e infelizmente sem cura. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture as ideias apresentadas)
Apesar de todas as medidas tomadas pela secretaria da educação e autoridades sanitárias , nada parece ser eficaz, camisinhas gratuitas, femininas e masculinas, campanhas, orientações nada parece fazer o número de contagios diminuir. (Abordagem do senso comum)
Os jovens perderam o medo da doença por saber que elas tem tratamento (Reveja essa ideia), já não se preocupam mais com a sáude, e nem com as consequências de uma vida inteira a dependência de remédios e cuidados redobrados. (Abordagem superficial)
Seria louvável um investimento maior em campanhas, começar a orientação sexual desde o fundamental, apresentar as doenças e preparar o pré-adolescente para a sexualidade segura, escola e família deveriam trabalhar juntos para um bem maior de toda uma geração, não é apenas dizer "usem camisinha" (Vírgula) é preciso mostrar seus riscos reais, (Sem vírgula) e torna-lá torná-la essencial em todo e qualquer tipo de relação. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Que deixemos (Evite primeira pessoa) de tratar o sexo e DSTs como um tabu, e que os nossos (Evite primeira pessoa) jovens e pré-adolescentes tenham a orientação correta, segura e afetiva do primeiro lugar onde nós sentimos (Evite primeira pessoa) confortáveis, que é dentro do nosso (Evite primeira pessoa) lar. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Observe a relação do título com o tema. Ademais, reveja as ideias apresentadas e a estrutura do texto, sobretudo a parte de desenvolvimento. Apresente mais discussões que sejam pertinentes ao tema, evite a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita..
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |