Ideologia e DSTs - Banco de redações


Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

Enviada em: 03/08/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"O meu prazer agora é risco de vida/ meu sex and drugs não tem nenhum Rock 'n Roll". Nesse trecho da canção " Ideologia", composta e interpretada por Cazuza, faz um jogo de palavras com o "slogan" da juventude dos anos 80 - sexo, drogas e rock 'n roll - para retratar, dentre outros aspectos sociais, a problemática da AIDS, doença, até então, pouco conhecida. Hodiernamente, no Brasil, o aumento do número de adolescentes infectados com DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) levanta discussões sobre maneiras eficazes de prevenção, tratamento e informação para a juventude do século XXI - totalmente distinta dos jovens dos anos 80. 

Segunda a Biblioteca Virtual em Saúde, as DSTs são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada e, geralmente, se manifestam por meio de bolhas, feridas ou corrimentos. O cancro mole, HPV e a Gonorréia são alguns exemplos dessas enfermidades. Dentre estas, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a mais destrutiva, pois, mesmo diante dos avanços na medicina, ainda não possui cura. (Discussões pertinentes, mas devem ser mais exploradas)

 

 

 

 

Diante disso, percebe-se a problemática que é o aumento desse tipo de doença entre os jovens brasileiros. De acordo com o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (Vírgula) houve um aumento expressivo de brasileiros, entre 15 e 19 anos, infectados - uma variação de 187,5% com a transição da estimativa de 2,4 para 6,9 em cada 100 mil habitantes. A elevação dessa taxa pode ser explicada pela ausência de medidas eficazes (Quais medidas? Desenvolva essa discussão no texto) que acompanhem as mudanças comportamentais dos jovens do século XXI, imersos em uma sociedade bem mais dinâmica, cosmopolita e marcada pela instantaneidade das redes sociais. 

 

 

 

 

As campanhas e outras formas de prevenção de todas as DSTs, portanto, devem ser reformuladas e integradas ainda mais nos âmbitos virtuais. O Ministério da Saúde, por exemplo, pode investir mais na criação de posts educativos, através de perfis em Facebook, Instagram e Twitter,  demonstrando relatos - com todo o resguardo de imagem - de jovens infectados e as mudanças que esse fator trouxe em suas vidas socio-emocionalmente socioemocional. Além disso, mitigar a falsa ideia que alguns jovens ainda possuem de que o coquetel AZT é a cura para a AIDS (Essa ideia não foi desenvolvida ao longo do texto) e, portanto, o uso da camisinha e da adoção de práticas e comportamentos sexuais mais seguros serem imperativos. Assim, o Brasil ajudará a manter seus jovens mais saudáveis. (Proposta superficial)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, porém algumas precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200