Nos últimos anos ocorreu um aumento do número de jovens brasileiros contaminados por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Tal aumento está relacionado com fatores sociais, culturais, falta de informação e a banalização das doenças. (Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do desenvolvimento do texto)
Outrossim, um exemplo da intervenção social no aumento desses tipos de doenças é o tabu cultural e religioso existente na hora de discutir sexualidade, sexo e métodos contraceptivos. Isso faz com que o assunto não seja tratado abertamente e de forma eficiente (Vírgula) o que gera desconhecimento da realidade das DSTs entre os jovens. (Abordagem superficial)
Geralmente (Vírgula) na época do carnaval as campanhas passam a se intensificar e focar na AIDS, doença causada pelo vírus HIV. Tal fato é problemático, pois mostra um posicionamento simplista do país em relação as campanhas, uma vez que só focam em um doença quando existem várias e atuam apenas em uma época do ano. (Desenvolvimento limitado)
Faz-se necessário, portanto, a ampliação das campanhas de forma que atuem em todas as épocas do ano e abordem várias doenças. A sociedade deve cobrar uma atuação do governo em conjunto com as escolas na criação de projetos de educação sexual através de aulas e palestras com profissionais da área da saúde. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)
Comentários do corretor
Desenvolva e apresente mais fatos que possam evidenciar o eu ponto de vista acerca do tema. Evite lacunas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |