Na obra "Casa-Grande & Senzala", Gilberto Freyre observa as causas da proliferação da sífilis no Brasil através da formação da família brasileira no sistema escravocrata. No cenário hodierno, o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, as DST's DSTs, está diretamente ligado à falta de informação e ao descuido nas formas de prevenção, sendo um problema que predomina entre os jovens. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução que serão retomadas ao longo do texto)
Segundo a Jontex, mais de 60% dos brasileiros não usam preservativos durante as suas relações sexuais (Reformule). Esse descuido aumenta a incidência das DST's DSTs no país. Além disso, o tabu e o preconceito encontrados nas esferas educacionais e nas famílias impedem a transmissão eficiente de informações em torno do assunto para os mais jovens. Ademais, com a evolução do tratamento do HIV, por exemplo, a doença antes fatal passou a ser considerada crônica, provocando a perda do medo de contágio nas pessoas. (Desenvolvimento limitado. Reestruture e explore mais as discussões)
Consequentemente, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), houve um aumento de 50% na última década da quantidade de soropositivos entre os meninos de 15 a 19 anos. Verificou-se (Vírgula) também, com a sífilis voltando a ser uma epidemia, o aumento de gestantes internadas com a doença, apresentando riscos para a saúde das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) do bebê. (Articule mais as ideias apresentadas, pois estão superficiais)
Percebe-se, portanto, a necessidade do apoio da mídia, juntamente à OMS, para a orientação de projetos que promovam a propagação de informações em ambientes públicos e educacionais. Isso pode ser feito através de propagandas e palestras com o intuito de alertar a população e estimular o ativismo social em prol da prevenção das DST's DSTs. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes ao texto, no entanto precisam ser mais articuladas para evitar as lacunas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |