Durante anos, a ideia era que AIDS atingia apenas os homosexuais, já que os primeiros casos foram reconhecidos nesses. Hoje, sabe-se que é uma mentira, que qualquer grupo/classe social pode acometer-se das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Reestruture e desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)
No Brasil, os casos de tais doenças - principalmente AIDS (ocasionada pelo vírus HIV)- nos jovens, vêm crescendo de forma alarmante. A causa principal desse acontecimento é o sexo desprotegido, uma vez que, (Sem vírgula) é transmitida pelo contato sexual sem uso de preservativo (camisinha) com uma pessoa infectada. (Discussão limitada. Reestruture e desenvolva mais)
A princípio, a falta de debate sobre o assunto dificulta o contato do portador da DST com a sociedade, onde no qual muitas vezes é descriminado. Mesmo com tanta polêmica, o cantor Cazuza (Vírgula) ao declarar que era soropositivo (Vírgula) ajudou a ganhar maior entendimento, (Sem vírgula) no que se refere À à AIDS, (Sem vírgula) e seus efeitos. Depois de sua morte, sua mãe criou a ONG "Viva Cazuza", que é direcionada à crianças e adolescentes acometidas de tal doença. (Reestruture e desenvolva mais as discussões)
Dessa forma, torna-se evidente que a melhor forma para combater-se as DSTs é o uso da camisinha - não só para prevenção da AIDS, mas também da gonorreia, sífilis, HPV, entre outras. Jovens e adultos devem fazer exames anuais, como o SIDA (Desenvolva a ideia do que seria o "SIDA"). Mais pesquisas devem ser feitas em relação às DSTs, (Sem vírgula) para achar uma maneira mais eficaz de combatê-las. Ademais, a escola de introduzir (Problemas na construção de sentido) aulas de sexualidade na grade curricular, a fim de discutir de forma clara e objetiva as consequências da não prevenção. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
As discussões que foram abordadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |