A propagação de diversas notícias falsas no mundo é uma das grandes preocupações no momento, fato que pode ser exemplificado por compartilhamentos de mentiras ou boatos na internet de maneira rápida e satisfatória para o autor da informação. Nesse contexto, percebe-se que tal realidade de mentiras divulgadas nas redes sociais também ocorre diariamente no Brasil, assim tornam-se progressivamente mais comuns episódios de pessoas com a sua imagem ferida. Nesse sentido, convém analisarmos (Evite primeira pessoa no texto) as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema (Cuidado com a ambiguidade). Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que (Vírgula) no Brasil, as pessoas não checam as supostas informações recebidas e assim é repassada adiante, causando maiores danos. (Abordagem superficial do tema)
Vale ressaltar também, (Sem vírgula) o comércio on-line como impulsionado do problema (Como assim?). De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, percebe-se que, (Sem vírgula) promoções vendidas no mercado paralelo on-line chama atenção e as pessoas acessam links falsos, ademais tendo sua privacidade invadida. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
É evidente, portanto (Vírgula) que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o governo brasileiro deve fazer um projeto de lei para combater às fakes news, promovendo a segurança das pessoas e para dar condições para os representantes trabalharem. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por jornalistas que discutam o combate à noticias falsas, afim a fim de que esse fato social se desprenda de certos tabus (Quais? Essa ideia não foi desenvolvida no texto) para que não viva a realidade das sombras e evitando futuros casos.
Comentários do corretor
As ideias discutidas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |