Em ano eleitoral vê-se grande apelo do cidadão em buscar informações que o façam escolher corretamente em quem se votar. É necessário reafirmar o significado de cidadania: Estado de um cidadão, de quem é membro de um estado (Reestruture). Conforme o atual momento do país, uma ação mais firme dos órgãos públicos e a conscientização da sociedade como um todo, (Sem vírgula) trariam inúmeros benefícios ao momento que está por vir. (Reestruture as discussões iniciais. Desenvolva a ideia de fake news para que ela seja retomada ao longo do desenvolvimento do texto)
Com base na quantidade de informações geradas todos os dias, é praticamente improvável evitar uma fake news. O arsenal disponível de informações através dos meios de comunicação torna os trabalhos ainda mais difíceis. Nesse momento que entra os órgãos públicos com um método firme no intuito de combater falsas informações e permitir ao cidadão escolher, (Sem vírgula) de forma correta seus representantes. (Abordagem superficial do tema. Desenvolva mais)
Sabe-se que cada vez mais pessoas tem acesso a todo tipo de informação, seja ela através da internet, televisão, rádio ou jornais. Nesse momento se deve levar em conta que notícias falsas só atrapalham (Evite esse tipo de construção), causando desconforto e insegurança na tomada de decisão. A conscientização trás traz a todos uma luz no fim do túnel. (Reestruture as discussões apresentadas)
Por fim, é a hora do governo tomar frente da situação, trazer todas as informações disponíveis à tona, tornando impossível a formação de fake news e garantindo que este momento, de novos capítulos, seja como deve ser: cidadãos conscientizados e os órgãos públicos atuando de uma maneira firme e constante em busca de um ano eleitoral democrático e justo para todos. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
Apresente mais dados para evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |