O que se pode aprender com a prática esportiva exige (a) análise de alguns aspectos: os benefícios proporcionados pelo esporte e a influência negativa da competitividade excessiva.
O primeiro aspecto a ser analisado são os benefícios proporcionados pelo esporte. A prática esportiva proporciona melhor qualidade de vida às pessoas, pois evita doenças, promove o companheirismo e a socialização, além de ser uma ótima alternativa para evitar que crianças sejam iludidas por criminosos ao tráfico de drogas com promessa de dinheiro fácil. Somado a isso, o esporte pode ser uma forma de superação, fato observado nas paraolimpíadas, na qual nas quais o esporte torna-se para muitos incentivo de para não desanimarem da vida após acidentes.
O segundo aspecto a ser analisado é a influência negativa da competitividade excessiva, que se opõem ao lema olímpico dos jogos de 1908 “o importante não é vencer, mas participar”. Muitos jovens são influenciados pela expectativa de pais e treinadores a fim de atingirem os melhores resultados e, assim, acabam supervalorizando resultados e menosprezam a participação, tornando-se violentos.
Para resolver o impasse de competitividade excessiva, um esforço conjunto entre pais, treinadores, sociedade e poder público no sentido de que os primeiros ensinem seus filhos a importância de participarem, e os últimos valorizem os atletas pelo fato de competirem, investindo mais no esporte através de parcerias público-privadas entre o Ministério do Esporte e instituições privadas que patrocinem os atletas, é de fundamental importância. Assim, a sociedade conseguirá usufruir plenamente dos benefícios proporcionados pela prática esportiva.
Comentários do corretor
Atenção à coesão frasal, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |