A história de uma sociedade é a maior forma de representar e conhecer os costumes,modos,a população e os erros ali cometidos. Por isso,a desinformação histórica de um local pode resultar na falta de discernimento ou em um equívoco,estabelecido por falta da informação e do conhecimento histórico social,resultando em um retrocesso ao invés de um avanço.
Problemas sociais "comuns",como a mau má conduta política,e o preconceito social e racial são exemplos de atos que se repetem diariamente em nosso meio,que já se repetiram e tiveram desastrosos finais antes,mas mesmo assim,com tanta informação histórica e conhecimento a respeito disso,continuamos agindo da mesma forma. Isso nos permite concluir que mesmo com exemplos concretos de algo ruim(,) a sociedade continua persistindo no erro,portanto,sem esses exemplos estaríamos ainda mais prejudicados.
Os campos de concentração que tiveram um atuante papel na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial,são hoje museus, (;) as diversas torturas realizadas durante a Ditadura Militar no Brasil, além do desaparecimento e morte de milhares de pessoas,se tornaram hoje papeis impressos em livros didáticos. Esses eventos são exemplos que nos fazem refletir hoje em dia e pensar que nunca faríamos isso novamente, o que nos faz concluir que informações como estas nos fazem evoluir como seres humanos,racionalizando e criticando tudo de errado que já foi vivido antes de nós,para que não tornemos a repetir,porém,isso não é o suficiente,afinal muitas pessoas são favoráveis a esses acontecimentos acima citados.
A desinformação histórica é algo extremamente preocupante,pois com ela,a sociedade se torna cega em relação ao passado e,portanto,muda e surda em relação ao que acontece no presente. Para que isso não aconteça é importante a presenvação preservação de documentos históricos,relatos pessoais,maior abertura a à educação e estímulo a à leitura de livros de históra. Assim, poderemos evoluir mais ao passo em que no afastamos cronológicamente cronologicamente de eventos do passado,mas mantendo-os sempre na consciência para que não caiamos novamente nessas ciladas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com bons exemplos que ajudam a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |