O verbo saber, nunca antes pôde se encaixar com tamanha perfeição num contexto onde a História é protagonista. Conhecer a história(,) seja ela, do seu país, bairro e/ou comunidade, sem dúvidas, pode e deve subsidiar o indivíduo na capacidade de agir de maneira critica e consciente. Ora, se há o conhecimento de como os fotos fatos se desenrolaram e contribuíram para consolidação da realidade atual, tem-se nesta conjuntura ao menos o entendimento e a possibilidade de resolução de alguns gargalos, pois a origem não está sendo ignorada, logo, a solução torna-se palpável.
É nesta perspectiva de lançar mão de indivíduos sociopoliticamente críticos e tendo o saber da história como alicerce para as posturas contemporâneas, que não se faz sábio ignorar a desinformação, pois esta é um vírus latente, com grande poder de gerar resultados irreversíveis, (.) a exemplo, pode-se citar o cenário Político atual do Brasil. É pertinente ressaltar a importância da observação e prática na construção de concepções, sobretudo quando estas são de cunho político ou econômico com grande impacto.
Discursos vagos, reproduzidos sem critério e tendenciosos são consequências do desconhecimento, proposital (conveniente) ou não. E tendo conhecimento de que realidades com tais características são comuns, surge a preocupação e a dúvida em torno de como serão polidas as vigas do cenário futuro, numa sociedade onde o crescimento é constante, os interesses são inúmeros e a educação de qualidade(,) por hora, ainda não está ao alcance de todos.
Contudo, não é favorável ceder à desilusão, pois guerras foram vencidas nos cenários mais improváveis. A luta pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade não deve ficar apenas nas páginas dos livros de Filosofia, tão pouco esquecidas no passado, pois foram às as ações históricas responsáveis por conquistas de várias instâncias gozadas por muitos no presente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |