A história ensinando o futuro - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 19/05/2016

Status:

Corrigida
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É de fundamental importância o conhecimento de fatos ocorridos no passado, porém, muitos não se preocupam em aprender a história de seus países, por exemplo, porque não sabem o quanto esse aprendizado pode influenciar em seus futuros diante da sociedade.

Podemos citar os vários casos de guerras que aconteceram tendo ênfase nas duas grandes guerras mundiais e que serviram de lição para várias nações devido as às enormes perdas em ambos os lados nas batalhas, com isso houve a criação da Organização das Nações Unidas (ONU)(,) que busca o fim desses conflitos. Já no Brasil, é marcado em sua história a época da ditadura militar, que ainda não é um passado distante, mas, também teve perdas suficientes para que a população criasse uma adversidade em relação a esse período. Porém, nas duas situações não houve um total controle para que esses fatos não ocorram novamente.

É também notável a necessidade de avaliar o que já passou(,) a fim de comparar com o momento atual, encontrar evoluções ou desenvolvimentos nas civilizações, características vistas em outras épocas, tradições, culturas e estruturas políticas que ainda se manteve mantêm ou que voltou voltaram a ser usadas nas sociedades nos dias de hoje. Contudo, muitos indivíduos ainda não têm noção dessa importância em conhecer o passado(,) levando os mesmos a praticar erros que poderiam ser evitados.

Dado o exposto, pode-se deduzir que o povo necessita de estudar a sua história, de seus antepassados, principalmente, na parte dos estudos sociais. Entende-se que uma nação só irá avançar com base no que foi o seu passado, o incentivo ao aprendizado para que as pessoas possam ser importantes e que escolham o futuro certo seja em questões políticas, econômicas e até mesmo ambientais.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente