O mundo globalizado em que se encontra o ser humano - condensado com entropia de ideias e cheio de questões e dilemas - obriga-o, gradativamente, a torna-lo participante, e, portanto, sujeito da sociedade e do seu desenvolvimento. No entanto, participar do desenvolvimento da sociedade não é um ato puramente praxista e revolucionário que requer apenas execuções de ordens, mas, antes de tudo, um conhecimento aprofundado sobre seus moldes e sua formação para evitar equívocos em decisões vindouras: um conhecimento histórico.
No Brasil, o conhecimento da história, não apenas como disciplina, mas como parte da conjuntura nacional, é desvalorizado. A falta de percepção histórica oferece as às pessoas uma explicação inócua sobre o desenvolvimento de determinadas questões, levando a uma visão unilateral dos acontecimentos e, portanto(,) muitas vezes, a uma má interpretação dos fatos. Negligenciando-se o passado, caiu-se também num progressismo fanático que corta relações com o passado, e (,) consequentemente(,) com as tradições, criando princípios a despeito de todo desenvolvimento histórico.
Percorrendo a história, outras culturas, antigos princípios que nortearam a sociedade como um todo, o indivíduo percebe-se a se si mesmo no mundo, elabora sua percepção da realidade e suas opiniões e foge da homogeneidade do senso comum. Também, o desenvolvimento de um pais, que embora tenha vários fatores, percorre o viés histórico. Países como, por exemplo, Reino Unido e Suécia, símbolos de desenvolvimento na Europa, não chegaram ao que são apenas pela economia, mas por conterem um passado antológico que reverbera por meio das suas tradições democráticas e políticas, o que ajudou a fortificar suas instituições.
Desse modo, o conhecimento histórico proporciona uma maturidade nas opiniões, pois se norteiam nos constrangimentos introduzidos pelos hábitos humanos ao longo dos séculos, ou seja, as experiências passadas ajudam a refletir sobre um possível futuro e a evitar a repetição desses mesmos constrangimentos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |