A História é rica em conhecimentos , por ela são descobertas as mais diversificadas relações entre passado e presente . Os pensamentos são adquiridos através do que ocorreu no passado, assim consegue-se uma opinião própria sobre cada assunto que se questiona na comunidade.
Porém, nesses novos tempos a desinformação é frequente na sociedade , o interesse pelo que houve no passado vem sendo a cada dia menos desenvolvido. Os livros , revistas e jornais estão perdendo seu posto(.) hoje em qualquer lugar se obtém acesso á à internet , e com isso a motivação pela leitura vem se desvalorizando.
A política , por exemplo , é um assunto que gera ações positivas e negativas , pois cada um segue seus ideias ideais e(,) consequentemente(,) provoca opiniões contrárias. Por isso a informação é tão importante , pois se orientando-se principalmente sobre o que ocorreu nas gerações passadas, se consegue interagir e apresentar conhecimentos próprios e não dos outros.
O Brasil é regido por vários acontecimentos históricos , desde da sua descoberta até hoje , e com isso gera diversificadas formas de pensar , (.) quendo quando o país ainda era visto como um pedaço de terra , foi um problema , porque despertou interesses pelo mundo inteiro e provocou(,) consequentemente(,) a curiosidade e ganância dos poderosos. Hoje , é um fato histórico , pelo modo como foi apresentado , e discutido até então pelos historiadores e provavelmente pelos professores.
Em decorrerência disso, cabe a cada um se questionar a e valorizar o passado(,) ou no que ele pode trazer em benefícios nos dias de hoje , e se conscientizar que através dele os passos do mundo nesses novos tempos foram trilhados pelo caminho que gerações passadas conquistaram.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível aprofundar mais a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |