No contexto social contemporâneo presenciamos o digladiar entre ideais políticos, étnicos e religiosos e muitas vezes suas origens só podem ser compreendidas se nos voltarmos às suas raízes históricas. Entretanto, a falta de conhecimento histórico leva a à inevitável incompreensão dos movimentos e questões atuais, dificultando a busca por soluções aos problemas que nossa sociedade enfrenta.
No Brasil, o estudo de história muitas vezes não é levado a sério. A identidade histórico-social brasileira ainda não é muito valorizada. Somos uma nação bastante heterogênea e(,) embora durante a formação do Estado brasileiro tenha havido várias tentativas de evidenciar e enaltecer o passado e seus heróis, até os dias de hoje nosso legado é deixado de lado.
Compreender os processos que moldaram nosso presente são é a chave para encontrar soluções para os problemas que nos cercam. Como podemos acabar com o racismo e a discriminação sem conhecer as mazelas e características da escravidão? Não podemos. Apenas com o conhecimento do passado é possível ter esperança de vislumbrar um futuro melhor. O passado é fonte inesgotável de lições para o presente.
Na história encontramos ferramentas que nos permitem ampliar nossos horizontes, somar a experiência daqueles que vieram antes de nós a nossa. Ver através de outros olhos, se pôr no lugar de outras pessoas, e isso é fundamental na era em que vivemos, onde as distâncias e as fronteiras não são mais os limites para a interação humana.
Apesar de a desinformação histórica no Brasil ser um mal crônico, ainda há solução para o problema. As recentes agitações políticas são sem dúvidas um sinal positivo de que a as pessoas estão cada vez mais interessadas às perspectivas que o conhecimento histórico pode oferecer. Um bom exemplo é a polêmica que surgiu em torno do discurso de um deputado - que enalteceu um torturador dos tempos da ditadura-, e isso não passou impune para aqueles (que) veem o período como uma mancha no passado do país.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |