Constantemente ocorrem mudanças ao longo da história, onde a construção de símbolos e homenagens como, por exemplo, a busca pela democracia, o combate ao racismo e o casamento homossexual são representações próprias de certos conceitos adotados pelas pessoas.
Entretanto(,) como na segunda lei de Newton(,) toda ação tem sua reação e com tais atos não seria diferente. Afinal, consequências como na primeira guerra mundial e a reforma protestante são formas para ultrapassar a fronteira do conhecimento, onde, de fato, o progresso tem um preço a pagar.
Em uma esfera prática, pode-se perceber que ir contra as alegorias da caverna de Platão seja a chave para não ser submetido por algum tipo de crença ou mídia. Embora o questionamento seja importante para um mundo mais complexo(,) adaptando-se a novas ideias.
Portanto, analisar as dúvidas é o primeiro passo para não se prender a conceitos errados. Logo(,) é necessário olhar o passado evitando cometer os mesmos erros e sim aprender com eles, (.) se Descartes estiver certo** é preciso pensar, e só assim um ser pensante é capaz de construir as melhorias necessárias no país(,) pois o melhor passado é o futuro usado***.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Essa construção traz incerteza ao texto, o que não é bom quando se trata de uma dissertação, que tem objetivo de convencer o leitor.
*** Conclusão sem sentido.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial e, por vezes, confusa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |