É fato que para se alcançar um determinado posicionamento crítico sobre uma situação, primeiramente, é preciso compreendê-la. Tal processo só é concretizado a partir da informação histórica aplicada ao contexto. Ora, se esse conhecimento causa a formação de um ponto de vista, a desinformação causa alienação.
Nesse sentido, pode ser usado o exemplo da atual situação política brasileira, onde parte da população ainda desconhece o porquê destes acontecimentos. Nesse quadro, perspectivas pessoais sobre o tema não podem ser formadas, limitando o exercício da cidadania. Assim, é de caráter significativo priorizar o estudo histórico da nação, até mesmo por analisar as raízes da corrupção, “armando” a coletividade com conhecimento para combater esta problemática.
Ademais, cabe à própria sociedade ensinar feitos históricos a seus descendentes. Conhecer atos e nomes de grandes presidentes, como os “cinquenta anos em cinco” de Juscelino Kubitschek, são a base da cultura nacional e de fatos que marcam a atualidade. Para tanto, o Estado precisa investir em formas para que crianças interessem-se no assunto, como por construir museus destinados a este público.
Por outro lado, faz parte do estudo dos conhecimentos gerais reconhecer novas culturas. Assumindo a postura de alguém que detenha ideias sobre as mais diferentes manifestações culturais do mundo, será possível reduzir ou até erradicar movimentos xenofóbicos e racistas mediante o saber.
Portanto, estimular o trabalho das secretarias de educação e cultura, de modo que estimulem o fácil acesso ao conhecimento (como por encorajar a instalação veiculação de propagandas educativas nos veículos de comunicação durante horários nobres) é fundamental para criar uma comunidade com posicionamentos críticos em diversos assuntos.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, além de demonstrar bom domínio da norma padrão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |