É comum deparar-se com dezenas de componentes curriculares no período escolar, que estudam desde a criação do universo à geometria analítica. Cada grade fora criada minuciosamente para preparar o ser-humano a lidar com diversas situações-problemas. A Matemática leciona-o a resolver cálculos cotidianos, assim como o Português torna-o capaz de usar a língua culta. Contudo, em meio à balbúrdia de verbos e incógnitas, somados à alienação do mundo capitalista, a História tornou-se um conjunto de fatos passados e facilmente descartados.
Uma vez que o mundo globalizado alargou o mercado consumista e acirrou a competição econômica e tecnológica, os livros didáticos foram substituídos e(,) consequentemente, descartados. A alienação impregnou-se nos telejornais e sites jornalísticos, onde todo e qualquer fato tornou-se verídico, independentemente de suas fontes. Com efeito, as opiniões descritas nas notícias tornaram-se inquestionáveis e universais.
Dessa forma, a tecnologia supriu todas as necessidades da população, e a informação tornou-se quase desnecessária. O passado foi refutado pelo futuro e continuará a ser enquanto não houver senso crítico e engajamento sociológico. Sem o conhecimento, as crises políticas do país foram um alarde inconveniente para os adeptos do senso comum, que acreditam fielmente que os erros passados não irão repetir-se.
Portanto, a “mestra da vida”, como Cícero referia-se à História, tornou-se aos poucos uma disciplina irrelevante. Ao não estudar o histórico, o ser-humano condena-se a si mesmo e ao outro. A desinformação tornou-se uma enfermidade capitalista e meramente descartável, que os distancia das noções progressistas, culturais e civilizatórias. Sem a História, o senso comum dissemina-se e o crítico morre permanentemente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |