A história é o estudo da consciência humana no tempo, a sua falta ocasiona várias consequências. É indiscutível que a ausência de conhecimento sobre a história do seu país é uma coisa muito grave, pois desencadeia um círculo vicioso, levando(,) assim, a à prática dos mesmos erros do passado.
Além disso, vai formando um eleitorado sem senso crítico, ignorante, alienado e propagando falsas verdades. A consequência disso é notória, porque as pessoas acabam causando brigas pela falta de tolerância e respeito com ideias diferentes das suas. Como dizia Mahatma Gandhi, “A raiva e a intolerância são as inimigas gêmeas da compreensão correta.”
Não obstante, essa falta de conhecimento está muito ligada a à metodologia do ensino nas escolas, porque acabam passando um conteúdo totalmente desviado da realidade, maçante e pouco ligado aos critérios sociais. E isso, acaba formando cidadãos sem senso crítico.
Entende-se, que a história é de suma importância para a formação de cidadãos conscientes e tolerantes. É de suma importância, para a sociedade, a implantação da educação cívica nas escolas(,) a fim de formar pessoas com senso crítico, evitando(,) assim, o futuro repetir o passado. Cabe à família, ensinar aos filhos respeitar as opiniões alheias. E, também, cabe ao indivíduo respeitar as opiniões e atitudes diferentes das suas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver um raciocínio mais aprofundado e crítico sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |