A desinformação histórica do povo brasileiro é um problema muito sério. (,) Pois, essa situação afeta e muito a vida das pessoas mais carentes deste país. A pessoa(,) por falta de informação correta, pode viver ou morrer. Se as pessoas pobres soubessem o quanto é perigoso construir uma casa em encostas ou beira de canais(, por exemplo). Se o governo informar informasse os riscos eminentes, talvez salvasse vidas. Ninguém quer morrer atoa à toa, as às vezes, é só por pura falta de informação.
No dia 13 de setembro de 1987, na cidade de Goiânia, em Goiás, dois catadores de lixo encontraram uma máquina em um instituto de radioterapia que(,) por hora(,) encontrava-se abandonado. Neste aparelho estava acoplada uma cápsula que continha elemento radioativo (cloreto de césio-137) e que fora levado por estes dois catadores a fim de vender a máquina que era composta de metal e lhes renderiam dinheiro na venda em um ferro velho.
Uma pessoa sem informação, descartou essa máquina no lixo comum, e outra menos informada ainda sobre o perigo, abril abriu a cápsula de Césio 137(,) encontrou um pó lindo e brilhante e compartilhou com os vizinhos. Resultado. (:) 104 pessoas morreram diretamente ligadas a esse acidente, e muitas ficaram sequeladas para o resto da vida. A desinformação mata.
O governo deve fazer um trabalho comunitário serio, focado no que é de fundamental importância para a vida das comunidades menos esclarecidas. Alertando sobre os desastres naturais provocados pelas enchentes mostrando o perigo real para quem constrói nos barrancos e nas encostas. É melhor viver seguro, do que morrer iludido. A desinformação histórica do Brasil é a prova clara de negligencia politica.
Comentários do corretor
Infelizmente seu texto é uma fuga ao tema. Isso porque a proposta não é falar sobre desinformação, e sim sobre desinformação histórica. Os exemplos que você explorou são de desinformação (perigos nas encostas de rios e ribanceiras, questão de materiais radioativos e seu perigo), e não necessariamente de desinformção histórica. Leia atentamente os textos da coletânea e certifique-se de que o foco do seu texto está de acordo com o tema proposto.
Fuga ao tema zera a redação no Enem e demais vestibulares.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |