Grande parte da sociedade ainda cultiva a ideologia da discriminação racial e cultural. O Brasil é um país multicultural, contudo, para as pessoas que não se dedicam a estudar e entender o contexto histórico brasileiro, essa miscigenação de culturas acaba se tornando um veículo para o preconceito. Nesse contexto, é importante analisar o processo de formação da nação e a importância do estudo da história para a sociedade.
O Brasil foi construído pelos africanos. Após a colonização, com o tráfico de escravos, o Brasil recebeu um grande contingente de negros para servirem de escravos. Estes, por sua vez, não só trouxeram apenas força braçal, mas também sua cultura, que, num contínuo processo de miscigenação(,) se aderiu à cultura indígena e portuguesa. Assim(,) é certo que a cultura brasileira é fruto de um longo e contínuo processo de aculturação, e isso deve ser estudado desde a infância para que se possa construir um pensamento concreto e bem formulado sobre a história do povo brasileiro e para que não exista um preconceito não cabível dentro de uma sociedade multicultural.
Durante o governo de Juscelino Kubitscheck, houve a construção de Brasília. Nesse período, milhares de nordestinos migraram para o centro-oeste para trabalharem na construção da nova capital federal do Brasil. Porém, muitas pessoas ainda discriminam os nordestinos sem conhecerem as verdadeiras dificuldades pelas quais estes passaram. Logo, é possível evidenciar a importância do estudo da história para um maior reconhecimento sociocultural, independente da classe social ou região que se vive.
Torna-se evidente, portanto, que a cultura de um país nasce com a contribuição de várias outras. É de extrema importância o estudo da história, para que a sociedade possa construir seu próprio conceito sobre as situações sociais. Cabe à mídia e a à escola apresentarem informações históricas necessárias por meio de programas de educação cultural. Assim, a sociedade cultivará o respeito diante de um povo miscigenado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |