Precisamos ser mais críticos, e sempre filtrar a informação, pois nem tudo o que nos passam é a verdade. E muitas vezes as meias verdades têm o dom de iludir. A presidente do Brasil Dilma Rousseff sofreu muito, com meias verdades jornalísticas com o único intuito (de) derrubar o seu governo! Os discursos que os parlamentares faziam em plenário, eles, pegavam as informações e manuseavam, fazendo(,) assim, uma nova informação para atender seus interesses.
Com a bandeira da corrupção, eles enganaram o povo desinformado, dizendo que estavam limpando o País. Inventaram uma crise gigantesca para dizer que a presidente acabou com o Brasil! Se as pessoas tivessem acesso a informação real de que essa crise passa, e o Brasil tem reservas suficiente para segurar essa crise, e que a Agricultura e o Agronegócio estão indo de vento em polpa para o sucesso. (,) isso não teria acontecido. Aproveitaram a desinformação da nação para só espalhar as falhas do governo.
Por isso é muito importante que o povo dessa Nação, aprenda com os erros, não podemos nem devemos acreditar em informação sem antes filtrar. E o governo, deve fazer uma lei, onde devulgar divulgar mentiras, ou meias verdades jornalisticas na intensão intenção de ferir a honra ou prejudicar uma pessoa, deve ser crime hediondo, com penas severas e direito de defesa do vitimado. E pedido de desculpas pública. A desinformação atrasa a vida de todos.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto não abordou o tema proposto, que não era apenas "desinformação", e sim "desinformação histórica" e suas consequências. Atenção ao tema proposto, leia sempre os textos de apoio e encontre um foco que condiza com a amplitude do tema. Fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros vestibulares.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |