Atualize-se, analise, certifique-se, informe-se e pesquise. Antes de opinar sobre determinado assunto(,) o indivíduo deve estar bem informado sobre tal pleito, senão ele irá transmitir o assunto de forma errônea e contaminar os outros. Principalmente os históricos, pois esses são a base de uma sociedade. Ao analisar um tópico da formação do povo brasileiro, vemos a história sendo distorcida, porque um dos líderes da Inconfidência mineira, o Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, por muitos anos ele foi considerado como um desordeiro, mas o mesmo deixou o seu legado, por isso ele é considerado um grande revolucionário. É necessário conhecer o ramo geopolítico de um específico lugar para acompanhar a sua evolução histórica.
Entretanto, se as pessoas pesquisassem mais sobre a evolução da sociedade contemporânea(,) veriam o quanto custou para diminuir com as desigualdades de vários tipos, como por exemplo: a resistência dos negros, o preconceito contra mulheres, homossexuais, índios e a opressão dos portugueses sobre os nativos brasileiros, entre outros. Porém, vemos elas sendo enganadas por outros, cidadãos que divulgam tal tema histórico de maneira deturpada.
Além disso, pessoas são alienadas pela mídia, porque ela divulga as notícias apoiando ou opondo-se a partidos políticos. Isso não deviria deveria acontecer, pois a função dela é informar e não induzir à a sociedade brasileira. Entretanto(,) a população deve pesquisar o histórico deles**,como por exemplo: os planos de desenvolvimento social, entre outros. Só depois dessa análise elas podem se aliarem aos mesmos.
Portanto, o governo precisa investir mais na educação e criar mecanismos para a transferir*** a sua formação governista, no entanto, a verdade histórica não deve ser inventada. Como também à a mídia deve exibir documentários sobre diversos temas sociais, que desenvolveram a conjuntura do povo, tanto brasileiro, quanto outro, desde que ela não distorça o seu real teor. Logo, os cidadãos podem buscar as informações que são dissipadas em diversos meios comunicativos antes de propagá-las.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Deles quem? Não ficou claro no desenvolvimento do parágrafo.
*** Transferir como? Para onde? Desenvolva melhor.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma mal desenvolvida e, em alguns trechos, confusa. Releia.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |