A sociedade brasileira formada a partir da visão eurocêntrica dos portugueses é sustentada sobre escravidão, capitalismo e exploração. Assim, para que os equívocos do passado não se repitam, o conhecimento histórico deve ser aprimorado nas escolas, porém isso não acontece. É suscetível, portanto, que consequências como o preconceito sejam vividas com a desinformação sobre o pretérito do país.
A grade curricular de história no Brasil não visa criar no aluno a mentalidade crítica sobre o passado colonizador. É uma matéria como qualquer outra que se deve ter apenas nota para ser aprovado. Esse sistema é falho, pois é necessário conhecimento sobre esse aspecto para que a configuração social contemporânea seja diferente. Já dizia o filósofo e político Edmund Burke que "um povo que desconhece os princípios formadores de seu país está vulnerável a repetir os erros do passado".
A influência eurocêntrica no Brasil criou preconceitos que deturpam o progresso do país. O etnocentrismo é vivenciado ainda hoje como forma de exclusão social. Isso é recorrente devido a à desinformação sobre as bases políticas, sociais e econômicas que formaram a sociedade brasileira. Nesse sentido, visa-se nota-se a importância do historiador(,) que tem papel de fornecer suporte às pessoas para que compreendam com prudência e tolerância (a) conviver com as diversas culturas, e assim derrubar preconceitos sobre negros e índios(,) por exemplo.
É preciso que haja propagação do conhecimento histórico, principalmente a História do Brasil como uma matéria isolada na escola. Se o Estado investir em entretenimentos culturais e educativos que visem passar para a população o conhecimento sobre como se formou o país, o senso crítico será formado. Assim(,) o preconceito social será amenizado e o cidadão terá segurança para reivindicar do governo medidas diferentes das do passado. Desse medo modo, o progresso nacional será alcançado com inclusão e participação social.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à pontuação, grafia correta das palavras e ao emprego coerente de termos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando exemplos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |