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Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 18/05/2016

Status:

Corrigida
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Ao observar alguns problemas causados pela falta de formação histórica, percebe-se que essa carência pode gerar consequências graves para uma sociedade. Segundo John Locke, "O ser humano nasce como se fosse uma folha em branco''. A partir desse pensamento, nota-se que é essencial que os indivíduos estejam atentos aos acontecimentos, para que tenham um pensamento forte e embasado, dificultando a manipulação feita pelas instituições dominantes da sociedade.

A desinformação histórica, pode ser crucial para problemas a longo prazo em diversos setores da sociedade. Um deles está ligado a à política, na qual candidatos que já foram julgados por crimes tornam a se eleger(,) gerando um retrocesso. Nota-se também que o sistema midiático(,) ao invés de informar(,) inibi inibe essas informações, mantendo as alianças.

Outro fator importante é se manter bem informado sobre os direitos civis já conquistados. No passado, pessoas se mobilizaram e lutaram, muitas até perderam a vida para garantir direitos que estão sendo colhidos até hoje. Portanto(,) deve-se exigir o cumprimento das leis e se informar de possíveis reformas na Constituição, garantindo os direitos de uma semente que foi plantada a tempos atrás.

Na sociedade capitalista atual, o ponto chave para uma reflexão é deitar-se um olhar para os ideais Marxistas, em que não se explica o que se vê, pelo que se vê, deve-se buscar uma base econômica. Essa análise aprofundada, remete a à busca de acontecimentos envolvendo o capital para a formação de opiniões, evitando a falácia.

Segundo as teorias de John Locke, conclui-se que deve-se criar um mecanismo em que a informação e a formação andem lado a lado. Evitando(,) então, que os indivíduos sejam guiados por opiniões alheias, que podem ser * ou mal estruturadas. (,) Exigindo um esforço maior do interlocutor ao tentar manipula-los.

Comentários do corretor


* Aparentemente faltou uma palavra neste trecho. Releia o texto antes de enviá-lo.

Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, no entanto é possível se aprofundar um pouco mais no assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente