No atual cenário político do Brasil, observa-se uma crise institucional que tem sido constantemente comentada nos noticiários, e, em especial, pela população. Nesse contexto, os interesses partidários, os escândalos de corrupção envolvendo parte dos governamentais governantes, e(,) em essencial especial, a história do estado democrático brasileiro, auxiliam nas opiniões formadas pelos cidadãos que têm o direito de interferir nas ações tomadas pelo Estado.
Atualmente, as discussões políticas nas redes sociais se tornaram costumeiras, (;) seja de forma informal ou formal, o cidadão tem o direto de expressar a sua opinião. Porém, diante da atual crise brasileira, aonde se definirá o futuro do País, é preciso agir de maneira compatível a à situação. Estudar e compreender a história do Brasil nesse momento é primordial para evitar os erros do passado.
No estudo das ciências políticas, verifica-se a importância da história e como ela interfere no Estado, afinal, é bastante improvável que, no âmbito de seu reconhecimento, um erro seja cometido duas vezes. Também seria um erro estudar apenas parte da história, pois ela muda constantemente, (.) temos como exemplo Adolf Hitler, que apesar de ser considerado um dos maiores vilões da história, ganhou o prêmio nobel da paz em 1939, e também o líder populista Getúlio Vargas, que antes do seu suicídio recebeu diversas denúncias que nunca foram investigadas.
Cabe a cada cidadão: estudar, contextualizar e sintetizar a história antes de formar uma opinião. A desinformação histórica talvez seja um dos piores males que afrontam o futuro do País, e apesar da introdução e avaliação do seu estudo na escola, praticar e ampliar o estudo da história é essencial para formar uma opinião digna própria, deixando assim de defender uma cópia espalhada pelo senso comum
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando exemplos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |