Conhecer para crescer - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 17/05/2016

Status:

Corrigida
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Um povo sem História é um povo que não existe. O povo que não conhece sua própria história está condenado a repetir os erros e a não progredir enquanto sociedade. É conhecendo o que se foi, que se pode fazer do agora uma ponte sólida para um futuro próspero.

A história de um determinado grupo conta tudo a seu respeito. Conta suas honras, suas descobertas e suas conquistas. Conta também seus fracassos e seus desacertos. Além disso, é através do conhecimento sobre o que aquele grupo passou em seu passado que se pode refletir sobre as melhores maneiras de agir, pensar, fazer, escolher entre esta ou aquela possibilidade.

Se o grupo não conhece o que seus ancestrais fizeram e deixaram de legado para as gerações futuras, este grupo está fadado a permanecer inerte no tempo, sem evolução social, cultural, militar ou tecnológica. Sem passado não há chance de futuro.

É a História que identifica, que distingue e que perpetua o indivíduo, a instituição e a sociedade ao longo do tempo. A História é poderosa. Ela ensina, ela aliena, ela incentiva e ela expõe. É através dos acontecimentos históricos que a humanidade vai se desenvolvendo pouco a pouco. E é com a análise dos erros passados que os novos crescem.

Dessa forma, o conhecimento da História se mostra tão importante, por causa de seu grande poder e abrangência. Se o indivíduo não conhece sua história, nem a de seu meio social, ele abre espaço para o outro manipulá-lo. É o entendimento do (que) já se foi que possibilita a construção de um mundo melhor, mais justo, mais humano e mais feliz.

Comentários do corretor


O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível desenvolver um texto mais argumentativo, que apresente exemplos que ilustrem bem o assunto. Como foi desenvolvido, este texto tem mais características de artigo de opinião do que de uma dissertação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente