“O passado não volta. Importantes são a continuidade e o perfeito conhecimento de sua história”. Essa frase de Lina Bo Bardi* mostra o que é a história de fato e(,) mesmo sendo matéria escolar onde que muitos aprendem estudam(,) poucos conseguem entendê-la, poucos dão o verdadeiro valor e poucos tentam conhecê-la.
As pessoas buscam seus direitos na sociedade, buscam se manifestar(,) e mas muitas muitos pelo motivo errado. A falta de conhecimento em relação a à história faz com que pessoas cometam os mesmos erros, percam a sua opinião e façam apenas o que acham certo ou o que a mídia mostra. Poucos entendem o que é uma reorganização escolar para criticarem os estudantes que são contra sem estarem errados, poucos conhecem o impeachment de verdade para criticarem um dos lados sem estarem errados, poucos sabem da história pela qual os estudantes estão manifestando a favor da merenda escolar.
A história abrange vários fatores sociais e só poucas pessoas têm conhecimento necessário para entender o que acontece no nosso dia a dia. Racismo, preconceito em relação a algumas tradições, homofobia, e muito mais, são alguns dos problemas que a falta de conhecimento ou o mal conhecimento histórico proporciona na sociedade, privando muitas pessoas de mostrarem seus verdadeiros valores ou de serem elas mesmas.
Mudar a postura em relação ao mundo de hoje, criar opinião própria e começar a criticar, entender o que é a história e conhecê-la desde a antiguidade, são umas algumas das formas de conquistar conhecimento e mudar a trajetória humana para(,) enfim(,) darmos continuidade na à nossa história.
Comentários do corretor
* Quem foi Lina Bo Bardi? Identifique-a para que o leitor entenda quem é a pessoa por trás da citação utilizada.
Atenção à pontuação, ao emprego devido de pronomes relativos, ao emprego da crase e à coerência no uso de termos.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica. No entanto é possível desenvolver um texto mais claro e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |