Conhecer a História para melhorar o presente - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 17/05/2016

Status:

Corrigida
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                No antigo livro bíblico Eclesiastes, está escrito que “não há nada que seja novo debaixo do sol”. E mesmo que algo pareça ser novo, na verdade “já existiu nos séculos que foram antes de nós”. Logo, conhecer a História é imprescindível para entender a atualidade, seus problemas e como solucioná-los.

                Por exemplo, diante da crise política e financeira do Brasil(,) é necessário conhecer e estudar as crises que houveram no passado; como a que ocorreu há poucos anos na Grécia.  Ao se deparar com a crise migratória internacional, deve-se analisar as migrações ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial, na qual pessoas migraram em busca de paz.

                A História ajuda não só a resolver problemas, mas também a evitá-los. Um sujeito(,) ao conhecer sua história(,) se torna mais crítico. Ou como se diz na Filosofia Ética, torna-se um agente ativo: que pensa, reflete, ou seja, é autônomo. No entanto, aquele que não se atenta à História está fadado a ser passivo: agir influenciado por opiniões alheias.

                Por isso, é interessante que o estudo da História e também da Filosofia seja acessível a todos. Que nas escolas e universidades os alunos sejam incentivados a pensar e refletir sobre seus atos e sua realidade. Sendo assim, mais pessoas serão agentes ativas, na tentativa de melhorar a própria história e a da sociedade.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.  

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem elaborada e crítica, mas há espaço para uma análise mais aprofundada sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente