Qualquer informação veiculada tem impressa uma opinião, seja um fato histórico ou até uma pesquisa científica. Todo conhecimento registrado tem um autor, que - querendo ou não - imprimiu-lhe suas próprias ideias e perspectiva do fato. Para tanto, o indivíduo deve ser crítico; observar; julgar a narrativa e formar a própria opinião, procurando conhecer todos ou pelo menos a maioria dos diversos lados da história.
Inquestionavelmente, a mídia nos impõe sua própria opinião como se fosse a verdade absoluta. Vê-se que os meios de comunicação em massa emitem uma mesma informação com o mesmo conteúdo, não proporcionam ao povo o "direito" de pensar. Como disse Joseph Goebbels*, "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", tal ideologia é aplicada pelas emissoras de informação. Assim é feito com que a opinião emitida seja a única verdade de que o povo conhece.
A história da humanidade é como uma espiral, em que se repete de tempos em tempos quando as linhas se cruzam. Sabesse que há semelhança em certos fatos históricos, que parecem se repetir. Afinal, se historiadores afirmam observar semelhanças com os erros do passado, com que fim deveria a humanidade repeti-los? Com toda certeza o propósito do homem é evoluir e(,) para isso(,) usaria dos erros para aplicar acertos. Portanto, a disseminação dos fatos é tão importante, é o que move o ser humano a acertar e a aprender com os erros.
A informação transforma o homem através da consciência e da crítica. A fim de mostrar ao povo o que seu país passou e criar a conscientização histórica, é proposto deve ser proposta a implantação da disciplina: "história moral e ética", na educação pública e privada. É necessário que o Ministério da Educação aprove uma cláusula para que essa - que visa discutir e difundir a história, principalmente, brasileira - seja implantada, obrigatoriamente, do nível fundamental ao superior. Logo, haverá jovens capazes de julgar informações obtidas e dar a sua própria solução.
Comentários do corretor
* Quem foi Joseph Goebbels? Quando fizer alguma citação direta de alguém, é importante explicar ao leitor de quem se trata.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |