O desejo por encontrar a origem das coisas e identificar o papel do indivíduo no mundo é uma angústia constante do homem. Dessa necessidade, nascem inúmeros campos de pesquisa e pensamento, os quais possuem por finalidade última a nutrição por conhecimento e compreensão. Entre eles, há a História e tudo o que tange o seu objeto de estudo: o homem e seus feitos. Todavia, o mundo contemporâneo assisti assiste a uma ampla incompreensão e desinteresse do saber histórico por parte da população, o que acarreta em grandes problemas, não só para os leigos no assunto, mas para o progresso da civilização no geral.
Nesse contexto, falta lucidez frente aos acontecimentos vivenciados pelo ser, pois sua atividade crítica carece de bases sólidas, tornando-o influenciável e manipulável. Isso acontece já que a história fornece fundamentos para o entendimento do mundo atual, uma vez que tudo o que acontece é resultado de um processo histórico, inclusive questões universais como a pobreza e a desigualdade*. Assim sendo, a população torna-se uma mera massa de manobra de interesses muito particulares, o que contribui grandemente com a manutenção do sistema como ele é.
Dessa maneira, o homem vive uma farsa, pois, mesmo que um país empunhe a bandeira da democracia, como é o caso do Brasil, seu caráter social revela o contrário. Milhares de pessoas passam fome e não possuem acesso a educação e saúde de qualidade. Além disso, mesmo no âmbito político(,) a população em grande parte não tem uma participação efetivamente democrática, muitos limitam-se apenas ao voto eleitoral. Oras, tal realidade é sinônimo de “voto de cabresto”, como acontecia na época do coronelismo brasileiro.
Frente a essa situação, em que a população carece de conhecimento, não só histórico, mas geral, e que, portanto, apropriam-se e defendem interesses que não visam o bem comum, torna-se evidente o papel libertador do ensino. Para tanto, é necessário repensar o sistema educacional, uma vez que sua maior preocupação é o mercado de trabalho, e não a formação de cidadãos críticos que lutam por um mundo mais justo e humanitário.
Comentários do corretor
* Esta frase ficou mal elaborada e confusa. Reveja.
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, com boa argumentação. Apenas o trecho destacado deve ser reelaborado para que fique mais claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |