Há cerca de 31 anos estabeleceu-se no país o princípio democrático, a partir da revogação(extinção) da repressão causada pela ditadura militar. Conforme o tempo passou(,) a “comunidade” brasileira passou a perceber a importância dela na sociedade de convívio, mas até que ponto suas opiniões padronizadas e influenciadas, principalmente pela mídia(,) levará levarão a à melhor solução possível para aqueles que buscam condições de vida melhor. (?)
Um ótimo exemplo são as manifestações ocorridas no Brasil desde 2013, que à com o propósito do fim da corrupção no Brasil e melhorias nos órgãos públicos. Esses atos democráticos da população são “maquiadas” "maquiados" pela mídia, que tratam os manifestantes como “arruaceiros” e “vândalos”. A mídia transmite essa ideia ao público por possuir o apoio do sistema político, consequentemente(,) a população gera ideias equivocadas, proporcionando a Ascenção de determinados políticos que favorecem apenas a eles mesmos.
Dessa forma(,) o povo brasileiro ficará apto a sempre lutar por causas nobres a seu favor, mas novamente a mídia passará como tais (como) rebeldes sem causa; assim(,) a população esquecerá, que centenas de pessoas morrem na fila de hospitais, dezenas de jovens são analfabetos, pois à há uma falta de infraestrutura em escolas públicas e poucos professores – problema que perpassa a décadas, pelo simples fato da falta de informações concretas e verdadeiras.
Contudo, é extremamente importante que levamos levemos sempre a sério questões e movimentos passados que ficaram para história, sempre buscando conhecimentos através, por exemplos, dos livros e enciclopédias digitais. Assim(,) é de responsabilidade das escolas transparecerem a importância que o povo tem sobre a sociedade, por meio de palestras e debates em salas de aula, pois dessa forma a manipulação da mídia nunca será ferramenta de avanço social, consequentemente(,) teremos uma educação igualitária e uma grande Ascenção de jovens no mercado de trabalho e na vida social, e política do país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente e crítica, porém ainda um pouco superficial. Leia mais sobre o assunto e procure desenvolver um texto que supere o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |