A desinformação histórica é um grave problema, que traz consequências desastrosas para o país e a humanidade.
O povo que não sabe das suas origens não tem conhecimento para contribuir para a melhoria da sociedade e são pessoas manipuladas pelas outras, porque não desenvolveram o senso crítico de análise, questionamento e(,) consequentemente(,) não sabem propor melhorias para a nação.
A sociedade brasileira necessita ter conhecimento (de) que a base da população brasileira é formada por europeus ( brancos), indígenas ( pele vermelha) e africanos ( negros). O indígena é o brasileiro nativo(,) e (é importante saber) como e em quais condições os européus europeus e africanos vieram para o Brasil e entenderam para que se entenda porque por quê há desigualdade social.
A supracitada desigualdade é refletida nos dias atuais, os brancos ocupam cargos de gerência e chefia, enquanto os negros, compõem o maior grupo de pessoas desempregadas, encarceradas e moram em favelas, ou seja, vivem os resquícios da escravidão. Todos os fatos relatados podem ser mudados, basta informar históricamente historicamente, dessa maneira a sociedade se tornará mais consciente e eliminará as barreiras visíveis e invisíveis, contribuindo para uma nação mais igualitária.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma discussão mais abrangente e crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |