Embora obtenha destaque no cenário geopolítico internacional como potência emergente- A apresentando elevados índices de exportação de commodities-, o Brasil apresenta uma péssima infraestrutura no que se refere ao sistema público de ensino. Entretanto, vale ressaltar que a causa primordial para a problemática em evidência decorre de um processo histórico que valoriza essencialmente a aquisição de bens financeiros em detrimento do enriquecimento intelectual de uma população.
Desde o período coloniza tório colonizatório o Brasil se configurou como uma colônia de exploração que era utilizada para fins puramente econômicos. A extração do pau- brasil, da cana de açúcar e do ouro revelou-se como uma tríade inexorável ao enriquecimento da metrópole portuguesa. Em contrapartida, a colônia se tornava cada vez mais indiferente ao conhecimento que raramente era propagado entre as classes menos abastadas brasileiras. Desse modo, o acesso a uma educação limitada(,) conjuntamente a uma classe política corrupta(,) provoca o desinteresse pelo conhecimento que é perpassado de geração em geração(,) promovendo o escasso interesse dos jovens da atualidade pela história do Brasil.
O grau de desenvolvimento de uma nação e é medido pela capacidade intelectual de sua população. Dessa maneira, no intuito de elevar o Brasil ao status de país desenvolvido(,) se faz necessário necessária: A a utilização dos meios tecnológicos pelas instituições educacionais em para promover dinâmicas socioeducativas que provoquem no indivíduo o interesse pela história brasileira, - como a utilização de aplicativos virtuais dinâmicos e aulas mais frequentes de informática dando enfoque aos principais momentos da história nacional. A ferrenha fiscalização pelos órgãos governamentais nas escolas com o intuito de não haver a ocorrência de desvio de verbas públicas se apresenta como uma medida primordial para diminuir a corrupção existente na transmissão do ensino público nacional.
Em suma, a sociedade precisa se tornar ativa na promoção da intelectualização da população brasileira com a utilização de palestras e debates abertos que facilitem a interação social entre diferentes segmentos sociais, possibilitando uma maior discussão a respeito das questões políticas(,) econômicas e sociais que regem o brasil.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |