Reescrevendo a história - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 13/05/2016

Status:

Corrigida
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Segundo Edmund Burke, um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la. Nessa perspectiva, surge a problemática acerca da desinformação histórica que está intrinsecamente ligada à falta de educação(,) associado associada à disseminação de falsas informações.

A priori, podemos perceber a educação como um dos fatores decisivos. Segundo o sociólogo brasileiro Paulo Freire, se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. De maneira análoga, é possível afirmar que, levando em conta o pensamento de Burke e de Freire, sem uma base educacional, o povo não muda a mentalidade e comete erros semelhantes aos ocorridos ao longo da história. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço da educação como forma de combate ao problema.

Outrossim, destaca-se a divulgação de fatos distorcidos como impulsionadora do problema. Na era da tecnologia da informação, opiniões e notícias chegam em segundos em qualquer lugar do mundo. Essa facilidade de divulgação ajuda diversos grupos, que visam atrair não só pessoas, mas também atenção às ideias defendidas por eles, a disseminar falsos dados. Assim, fica claro clara a visibilidade dessas desinformações em meios como a internet como forte base para o agravamento do problema.

Entende-se, portanto, que aspectos sociais devem ser levados em conta quando discutimos a desinformação histórica. A fim de atenuar o problema, cabe ao MEC trabalhar com as esferas estaduais e municipais(,) buscando elaborar projetos de educação em longo prazo, além de o Governo Federal participar ativamente nas redes sociais(,) divulgando fatos e curiosidades(,) e incentivar visitas a museus históricos. Dessa forma, com base no postulado de Freire, a repetição de erros já cometidos(,) assim como a desinformação sobre o passado(,) será gradativamente minimizada em nosso país.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, usando exemplos pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente