Algumas pessoas não se interessam pela informação histórica.A descrença com a política e os preconceitos relacionados a certas culturas,têm gerado problemas para a sociedade que(,) como consequência(,) eleva o número de indivíduos que negam a si se manterem informados e atualizados.
A política brasileira tem passado por momentos de crise.Com isso,uma parcela significativa de brasileiros não procuram se informarem,por meio da mídia, sobre o que realmente está acontecendo no país.Um exemplo disso,é que durante as manifestações ocorridas na nação,no governo Dilma,jornalistas entrevistaram manifestantes que nem sabiam explicar qual a causa do manifesto e o que realmente estava acontecendo para que tal ato ocorresse.Isso mostra a ignorância das pessoas para se informarem e agregarem conhecimento para lutar por um Brasil melhor.Também revela que tais pessoas vão para as urnas votarem e não procuram pesquisar o histórico do candidato e suas propostas de governo.Com isso,futuramente(,) há chances enormes do político não cumprir o que prometeu por causa da falta de conhecimento do eleitor.
Certas culturas,como a africana,também sofreram com a falta de reconhecimento por outros grupos.Os africanos possuem uma exemplar história de superação e luta que até pouco tempo não era visto vista obrigatoriamente por alunos no programa de ensino escolar no Brasil. Essa problemática revela preconceito com essa etnia que contribuiu de forma significativa para a cultura brasileira e que(,) infelizmente(,) ainda sofre discriminação por sua memória histórica.
Os cidadão brasileiros devem se informarem mais através de jornais,sites, e revistas verídicos que explicam a história das nações.O preconceito deve ser desconstruído nas escolas e o interesse por conhecimento histórico deve ser trabalhado desde a educação infantil,para que as crianças despertem afeição pelos fatos e que acabe o preconceito por outras culturas.Assim,a nação brasileira passará a ter cidadãos comprometidos com a informação e o conhecimento e menos desprezo e desrespeito a outros cidadãos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando exemplos pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |