"A história é vital para a formação da cidadania porque nos mostra que para compreender o que está acontecendo no presente é preciso entender quais os caminhos percorrido pela sociedade."(Boris Fausto).As diversas consequências presentes na sociedade, a por exemplo, Do preconceito,habitualmente ocorrem por falta ou por um mal conhecimento da história,disciplina da vida pela qual conhecemos os elementos culturais presentes nos nossos dias.
A má distribuição de renda é um dos maiores problemas socias do Brasil.Um país tão rico em recursos naturais,ainda permanece entre os 10 países com maiores índices de disparidade social.No entanto,a alta concentração de renda nas mãos da elite é um processo histórico que culminou numa crescente evolução.
Por conseguinte,a revolução francesa é um exemplo que a luta da população pelos seus direitos tem efeitos positivos e eficazes.Os avanços coletivos conquistados pelos franceses até hoje servem de inspiração para outras nações.Como a revolução francesa,os brasileiros devem continuar lutando para acabar com os privilégios da elite política no país.
È É evidente que se uma sociedade desconhece sua história(,) estará sujeita a repetir erros.Os desacertos do passado deverão servir para acertar no presente.O senso critico,deve ser a base para a seleção do útil e o descartável.a Por exemplo,de líderes como:Adolfo Hittler e Nelson mandela,este lutou pela igualdade de classe e aquele por a pela superioridade de apenas uma raça.
Dessa forma, é preciso ter a consciência de que o passado influência influencia o presente, indiretamente ou diteramente. Além disso, a escola, como entidade responsável por garantir a liberdade por meio do conhecimento, deverá formentar o senso crítico dos docentes através do amplo a cesso acesso a à realidade dos fatos ocorridos, para que(,) assim(,) evite-se no mínimo equívocos e que a boa convivência seja gerado gerada pelo conhecimento.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |