A identidade histórica de um país é um dos seus bens mais preciosos. Com ela é possível não só obter conhecimento , mas também ultilizar os ensinamentos dados por ela. (,) Erradicando erros do passado. Consequentemente, um país desconhecedor de sua própria história, tende a repetir os mesmos erros.
Ao longo da formação de um país, é evidente a presença de erros e acertos. A Alemanha aprendeu com o Nazismo de Hitler. A Itália com o Facismo de Mussolini. E a grande maioria dos outros países ultilizaram de seus equívocos, transformando-os em acertos, a fim de desenvolver-se e evoluir. Porém, os países desinformados de sua história tendem a entrar num ciclo. (,) Repetindo sua história errônea e fixados nos mesmos problemas que antes os preocupavam.
No Brasil, principalmente com a onda política atual, está sendo espalhado estão sendo espalhadas diversas opiniões. Estas são recebidas por desinformados, que a tomam como verdade. Um exemplo é uma corrente de pensamento em que a ditadura militar do Brasil foi algo bom. E o mais assustador, é que essa corrente tem um número considerável de seguidores. Ainda que fosse sejam totalmente claros os crimes cometidos no período.
É necessário a informatização da população sobre sua história. Separar as disciplinas de História Mundial e História do Brasil é uma opção. Desse modo, é possível um maior apronfundamento dos temas nacionais. Além da necessidade do investimento, por parte do Governo Federal , na educação de base brasileira. (,)Tornando-a de clara eficiência e qualidade. e Erradicando, assim, os erros do passado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível aprofundar um pouco mais a argumentação, tornando-a crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |