Linha do tempo - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 12/05/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolução Informacional, que se intensificou nos anos 90 com a entrada da internet, trouxe mudanças significativas na sociedade contemporânea. Contudo, a velocidade com que as  informações se propagam colabora para que muitas inverdades sejam divulgadas sem a devida apuração dos fatos. Junto a isso, percebe-se que há nítido desconhecimento da História do Brasil  por parte de muitas pessoas em discussões políticas.

A importância da História para a sociedade é muito grande; seja para ter uma perspectiva mais ampla sobre os assuntos dos quais estão inseridos nos grupos de pessoas, seja para lidar com as diferentes formas de pensamento de cada indivíduo. O que acontece, no entanto, é que além da fraca base curricular nas escolas, há de se convir que a mídia contribua contribui ainda mais para a seletividade acerca das notícias divulgadas. Deste modo, as pessoas acabam se comunicando de uma forma superficial, ignorando aspectos histórico-sociais essenciais em uma discussão sólida.

A complexidade histórica de um povo pode ser mais bem esclarecida com o conhecimento de sua tradição. Entretanto, admite-se que o racismo, a xenofobia e outros tipos de preconceitos são frutos da desinformação histórica de determinados grupos sociais. Por esse motivo, é imperativo que o conhecimento da história seja a chave de uma compreensão da cultura dos diferentes grupos pertencentes à sociedade.

Em um cenário político tão delicado, mais do que meros expectadores, os brasileiros precisam se mobilizar para construir um país melhor, sem nunca perder de vista a narrativa de luta pela democracia. Logo, a relevância da História na humanidade é incontestável; sem um aprofundamento dessa ciência, uma nação fica fadada ao esquecimento de suas lutas e à repetição de seus erros.

Comentários do corretor


Atenção à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e bastante crítica, com argumentação bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente