Desinformação: povo conformado - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 12/05/2016

Status:

Corrigida
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     Para compreender essa crise política* é necessário ter conhecimento sobre a história das políticas anteriores, mas neste caso a desinformação levou os brasileiros à a aceitarem condutas erradas, que estão sendo praticadas contra o povo, em favor de seu próprio benefício.

     Não é a primeira vez em que o país passa por uma situação dessas, no finalzinho do ano passado**, o Brasil vivenciou um fato parecido, com a renúncia de Collor em 1992, devido a à população estarem insatisfeitos insatisfeita com a sua forma de governo. Logo, esse fato histórico poderia servir como base de reflexão não só a nós cidadãos, mas também aos nossos representantes(,) que deveriam repensar suas atitudes antes de praticá-las.

     A falta de conhecimento e de compreensão dos governos anteriores, trouxe de volta sérios problemas que vinham sendo combatidos ao longo desses anos; a corrupção em específico, está longe de ser aniquilada, enquanto formos ludibriados por falsas promessas, continuaremos sendo vítimas de nossas próprias ações.

     Portanto, a falta de informação nos tornou incapazes de compreendermos e lidarmos com tamanha crise. Conhecer suas raízes facilitaria no entendimento, enxergando assim que as práticas erradas nos levam a à mesma insatisfação ocorrida no passado. Devemos buscar esse aprendizado para que possamos analisarmos cuidadosamente a quem deverá ocupar o cargo maior e se este tem a capacidade e conhecimento para administrar, ponderando as consequências antes de tudo.

Comentários do corretor


* Qual crise? Contextualize o leitor. Começar o texto usando um pronome relativo sem ter explicado anteriormente a que ele se refere não faz sentido.

** Finalzinho do ano passado ou 1992?

Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma confusa e superficial. Leia mais sobre o assunto e desenvolva um texto coerente e coeso.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente