Os brasileiros são acostumados a serem desinformados, em qualquer tipo de assunto, seja ele político, histórico, econômico, social e etc. Não é atoa a toa que os governantes só são desmascarados quando a roubalheira já se tornou escancarada e(,) mesmo assim(,) se ouve ouve-se frases do tipo '' se não é comigo, não ligo'', uma frase bem equivocada, diga-se de passagem.
O País já viveu por anos na Ditadura, em poder de governos e governantes corruptos e(,) mesmo assim(,) os cidadãos/ eleitores não acham que é seu dever mudar ou que têm poder algum sobre a situação. A desinformação é algo que já é cultural do brasileiro, não querer expressar opinião, não se importar com as questões do País ou até mesmo com o próximo, só prova à a comodidade que se vive. Por estes e tantos motivos, que o País vive jogado aos porcos, sendo sinônimo de exploração para os ricos e de exploração para os pobres*, prova disto é a crise que se instala e os primeiro benefícios a serem cortados são os da classe menos favorecidas, gerando desemprego, atraso de meses no salário de servidores públicos, cortes de verbas para hospitais, escolas, entre outras calamidades.
Uma vez que a população se comporta com tamanho descaso com a problemática em que se vive, não há passado de luta contra a repressão e desigualdade que o a leve para frente. A participação e a informação são a base para um País igualitário e justo, só assim o Brasil será livre de retrocessos.
Comentários do corretor
* exploração para ambos? Em que sentido? Desenvolva uma argumentação mais clara.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém é possível desenvolver uma argumentação mais clara e coesa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |