Desinformação histórica e o desalinho geral.* - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 12/05/2016

Status:

Corrigida
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Atualmente tem sido** decorrente nos meios comunitários debates políticos-sociais, e é fácil observar contrastes de opinião sobre esses temas. A dificuldade maior tem sido a intolerância para com as verdades alheias, e também a falta de busca pela verdade.

      É comum hoje ouvirmos ofenças ofensas como “mortadelas” ou “coxinhas”, indivíduos se proclamando de esquerda ou direita sem ao menos saber as origens remotas do termo(,) lá na revolução francesa. Além disso(,) o desconhecimento histórico tem causado consequências nocivas aos que menos compreendem nossa trajetória.

      Exemplo dessas consequências, é o fato, de algumas criaturas estarem defendendo a volta da ditadura militar em manifestações , ou idolatrarem torturadores assassinos de extrema esquerda ou direita, (.) a realidade, é que esses conflitos, ocorreram devido ao contexto da sociedade da época(,) onde a “luta de classes” estava mais intensa e o mundo mais insensato (continua insensato em nível mais baixo), todavia,  poucas pessoas têm essa consciência, que é formada através de estudos,  preferem cair na retórica de seus líderes e repetir jargões intolerantes e  estúpidas mundo afora.

    As  tentativas de  alienação, que ocorrem com as massas, têm confundido o povo e causado desordem coletiva. A importância do conhecimento da história da humanidade,  leva ao entendimento dos motivos que geraram as guerras e  demais mazelas do mundo, permitindo que não falhemos como nossos ancestrais, proporcionando  melhor qualidade da ordenação civil no presente (e) no porvir, (.)

      A solução para tudo isso é a busca insaciável pelo conhecimento, estudando com autonomia e sapiência podemos interpretar nosso passado de forma que possamos nos dirigir a um futuro melhor, mais tolerante e pacífico, (.) para finalizar, duas frases de Sócrates para um amadurecimento filosófico e nos fazem refletir sobre o tema:“ existe apenas um bem, o saber(,) e apenas um mal, a ignorância”; e: “sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorancia”. 

 

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título

** "Atualmente" e "tem sido" têm, ambos, o mesmo sentido de contemporaneidade. Portanto, o emprego dos dois ao mesmo tempo é redundante.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente